sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Sessão Solene



Os nossos anfitriões e a organização de topo para dar inicio ao trabalho oficial com a Sessão Solene no Cine Venepor (do Centro Comercial Venezuela/Portugal).











A caminho da abertura os jovens (ainda ensonados) aguardavam a chegada do Presidente do Município.



~









2º dia dos trabalhos - pequeno almoço

O 2º dia de trabalhos começou cedo com o pequeno almoço na Pousada  da Juventude. Fica o registo dos professores acompanhantes já bem despertos para o dia (eram 8horas da manhã).



















Eurovillage



Ainda no primeiro dia  tivemos o nosso jantar temático que decorreu no Pavilhão de Ténis. Apesar de as condições de apoio não serem as melhores (não havia bancadas nem água disponível) todos os pormenores menos positivos foram ultrapassados pelo colorido e pela diversidade das ementas. O Eurovillage foi mais um sucesso.

Deixamos aqui algumas imagens das mesas do fantástico repasto com os ingredientes que trouxemos de Coimbra. Fica também a excecional colaboração dos pais dos nossos delegados.



















35 sessão do EYP - Maia

Ora bem, cá nos encontramos na Maia a participar na 35 sessão Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens.
Ontem foi o dia da chegada. A saída da escola ocorreu pelas 7 horas da manhã.
O nosso grupo de Delegados (seis alunos do 11º E, 12º E e 12º C) acompanhados por mim foi conduzido em segurança pela D. Paula da Empresa Taxis do Choupal, até à Pousada da Juventude, no Porto.
As primeiras atividades foram realizadas na Escola Secundária da Maia onde os nossos participantes fizeram os primeiros jogos de reconhecimento.










domingo, 6 de novembro de 2016

Parlamento Europeu dos Jovens






















O tempo está a correr veloz para mais uma participação da nossa escola nesta extraordinária iniciativa do Parlamento Europeu.

Entre os dias 24 e 27 de novembro estaremos na cidade da Maia - Porto para mais uma fantástica aventura.

Seis dos nossos jovens alunos irão, com o Clube Europeu,  participar na aventura das suas vidas.

Para além da delegação da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores participam na 35ª sessão nacional do EYP, oito delegações nacionais e três estrangeiras (Suécia, Luxemburgo e Espanha).

Esperemos que o resultado final seja tão favorável quanto o da 33ª sessão que decorreu em Braga em 2015 e levou o Gonçalo à Irlanda e o João Paulo à Suécia.

Por agora temos que fazer a preparação (o que não é fácil).

Vamos fazer força pelos nossos candidatos para que algum deles vá à Noruega ao encontro internacional.

Back to School 2016

O programa do Parlamento Europeu "Back To School" voltou à nossa escola. A 1º semana de novembro trouxe-nos mais notícias de Bruxelas.

A dra. Ana Isabel Costa Martins, antiga aluna da Escola C+S Quinta das Flores, veio pela segunda vez falar-nos sobre as Instituições Europeias e sobre as possibilidades de estágios, concursos e carreiras para os jovens estudantes.

As turmas selecionadas para a sessão deste ano foram os 10º e 11º ano das áreas de Economia e Humanidades.
A sessão decorreu num ambiente descontraído, com a dra. Ana Isabel a dar provas da sua natural simpatia e disponibilidade.

Queremos voltar a receber, na dela e nossa casa, a dra. Ana Isabel. Quem sabe não alicia outros jovens estudantes para, daqui a alguns anos, também eles virem falar connosco e mostrarem-nos as potencialidades que a União Europeia pode permitir-nos.

Para já fica o nosso sincero agradecimento à dra. Ana Isabel por se ter lembrado de nós mais uma vez.
Ficam também os desejos de bom regresso a Bruxelas e algumas imagens da atividade.
As minhas desculpas aos alunos pelas fotos, mas há regras a cumprir.