quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Tiago Estevão Martins - saber conversar sobre o Parlamento... e as fake news!


Na passada 2ªf, com alguns problemas de pontualidade / de possibilidade de participar desde o início da sessão, cerca de 50 alunos e professores puderam ser brindados com uma conversa, em tom coloquial mas não superficial, do Senhor Deputado Dr Tiago Estevão Martins sobre o funcionamento do Parlamento e o tema que, este ano, mobiliza a vontade de tantos por essas escolas fora: as fake news e o seu impacto na democracia. 


Conduzindo a sua intervenção por tópicos, sobre os quais ia desafiando os alunos presentes com perguntas concretas, ficaram estes a poder perceber melhor vários aspetos que envolvem a Casa da Democracia, desconstruindo ideias erradas e preconceitos vários.


Quanto às Fake News, que salientou serem essencialmente disseminadas pelas redes sociais, convidou os alunos a fazerem pesquisas rápidas, naquele mesmo instante, nas suas contas de instagram ou twitter, para que melhor entendessem a noção de 'viver numa bolha' que o funcionamento dos algoritmos potencia: a maior dificuldade da democracia é quando os cidadãos só ouvem/lêem/têm acesso a notícias ou partilhas que confirmam as suas ideias prévias em lugar de os colocar em contacto com as diferentes visões que sobre qualquer assunto existem sempre. 

Exemplificou: olhemos pela janela, veremos X; se nos desviarmos um pouco para a direita, veremos Y; e um pouco para a esquerda, Z. Um cidadão consciente reconhece e defende que todas essas perspetivas devem ser tidas em consideração, estudadas e debatidas, desde que baseadas em factos, e não em meras opiniões sem fundamentação.

 
Falsear a informação não é informar, é falsificar; combater a mentira é uma tarefa não só individual, mas social; «a luta pela verdade é sempre uma batalha inacabada», sintetizou.


O Clube Europeu quer deixar expresso o seu profundo agradecimento ao jovem deputado que com certeza entusiasmou os ainda mais jovens candidatos a deputados da nossa Escola para a campanha eleitoral que se avizinha em janeiro.


Até para o ano!


Sem comentários:

Enviar um comentário