sábado, 13 de outubro de 2018

Parlamento dos Jovens 2018/2019








O Parlamento dos Jovens 2018/2019 é um Concurso alargado às Escolas Nacionais, promovido pela Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da actualidade.
O tema a desenvolver este ano letivo é “Alterações climáticas, reverter o aquecimento global”. A Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, considera ser de particular interesse promover a reflexão sobre o tema.
O Concurso decorrerá em três fases distintas:
1ª Fase - A nível de escola, inclui o debate sobre o tema, a constituição das listas, a eleição de deputados à sessão escolar, a aprovação do Projecto de Recomendação da Escola e a eleição de deputados à Sessão Distrital. Esta fase decorrerá entre os dia 24 de agosto de 2018 e 22 de fevereiro de 2019.
2ª Fase - A nível distrital, inclui a aprovação do Projecto de Recomendação do Distrito e a eleição dos deputados à sessão nacional do Parlamento dos Jovens. Esta fase decorrerá entre 18 de fevereiro e 19 de março de 2019.
3ª Fase – Sessão Nacional na Assembleia da República nos dias 20 e 21 de maio de 2019. O alojamento, transporte e a alimentação ficarão a cargo da organização.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Os alunos do Ensino Secundário interessados em participar no Concurso deverão formar uma lista com 10 deputados e propor três medidas no seu “Programa Eleitoral”. É importante a existência de várias listas para que o debate eleitoral seja plural.
As listas devem ser entregues no Gabinete de Ciências Sociais e Humanos ou à Equipa responsável (Professoras Eugénia Fonseca, Madalena Relvão e Maria da Luz Santos).
Todas as informações sobre o Regulamento do concurso estão disponíveis no site: Parlamento dos Jovens 2018/19.
As informações sobre o Concurso serão afixadas num placard, no Átrio da Escola.
 Coimbra, 12 de outubro de 2018
A Professora Coordenadora: Maria da Luz Santos 








Sem comentários:

Enviar um comentário