quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Mas que bela semana ela foi!

 
 De 7 a 11 de fevereiro decorreu a Semana Gastronómica, com o concurso das professoras Fátima Taborda e Palmira Dias, das disciplinas de Francês e de Inglês, e da professora Ana Amaro, que dirige o Clube Alemão.

 
Os alunos realizaram trabalhos dedicados às gastronomias dos respetivos países, que ilustraram profusamente, redigindo as receitas e oferecendo códigos QR para que se pudesse aceder a oportunos vídeos que registavam as confeções!

 

A meio da semana, puderam as quatro turmas de 8º ano assistir à projeção do filme "A Festa de Babette", um filme dinamarquês de Gabriel Axel que, em 1987, ganhou o Oscar para Melhor Filme Estrangeiro.

 As impressões recolhidas pela professora Fátima Taborda nas suas turmas foram as seguintes:
 


 "No debate sobre o filme, nas turmas A, B e D de 8º ano, as conclusões foram que os alunos gostaram da atividade pois acharam que estava bem enquadrada na Semana da Gastronomia, já que no filme se tratava de comida e de um jantar requintadamente francês.

No geral gostaram do filme, referindo ser muito diferente do tipo de filmes que costumam ver.

Confessaram que o facto de ser longo e ter pouca ação exigia atenção e concentração aos pormenores da história e que isso, às vezes, não era fácil.

Globalmente, entenderam a história, mas precisaram de algumas explicações complementares, em particular sobre a relação entre alguns personagens, ou por não terem entendido porque é que as pessoas acharam que o festim de Babette era satânico... Nas tentativas de explicação desse aspeto, reagiram como jovens do século XXI: se calhar era porque se cozinhava animais e é pecado comer animais, e por isso é que aquela comunidade dinamarquesa só comia aquela sopa tão sóbria e o pão de cerveja...

Surpresas: 10.00 francos era muito dinheiro? A quantos euros correspondem? Como é que ela gastou tanto dinheiro num só jantar, isso é possível?

Enfim, todas as dúvidas foram esclarecidas com os contributos de todos, falou-se de católicos e protestantes, de leitura ou não leitura da Bíblia, de comida "gourmet" e não "gourmet", e de como comer é muito mais do que uma questão de sobrevivência."


O Clube Europeu agradece a todas as colegas que organizaram a Semana Gastronómica e/ou acompanharam as turmas a ver este filme, bem como, naturalmente, a todas as turmas envolvidas!

Sem comentários:

Enviar um comentário