segunda-feira, 21 de março de 2022

Uma rica Semana de Artes Europeias

Iniciamos pelo fim: 

OBRIGADO a todos os alunos e professoras envolvidos 

nesta fantástica Semana!

De 7 a 11 de março (depois prorrogado até dia 17), decorreu a Semana das Artes Europeias promovida pelo Clube Europeu, que envolveu e coordenou um vasto conjunto de alunos e docentes.

A Escola foi recebida com uma original e vistosa exposição aérea sobre A Mulher na Arte, representada por artistas portuguesas - e Sonia Delaunay, simbolicamente representando a Ucrânia - de diferentes áreas, da música ao teatro, da literatura ao cinema, dinamizada pelas docentes Isabel Trindade, Letícia Paulino e Patrícia Porto nas suas turmas de Filosofia de 11º ano. Sim, pois um dos muitos e fascinantes temas ensinados e abordados nessa disciplina é a Estética!


A par, nos placards, a professora Teresa Ruas expôs trabalhos dos seus alunos de Artes de 11º ano, sobre, também eles, a imagem da Mulher - mas na obra da extraordinária pintora portuguesa Paula Rego, com criativas leituras sobre quadros seus.



Esta esteve em particular destaque na 4ªf dia 9, numa dupla sessão com o documentário que o seu filho, Nick Willing, fez sobre ela, significativamente intitulado Paula Rego - História e Segredos, que juntou todos os alunos de 11º ano e, ainda, os da turma de Artes de 12º ano. Um Grande Auditório pleno de silêncio interessado. Que belas aulas foram!

 

Também nesse dia, concluiu-se mais uma exposição, Do muro do Coimbra Shopping para o mural da Escola, em que os alunos de Artes de 10º ano realizaram, na disciplina de Desenho lecionada pela professora Marina Pacheco, belas molduras em cartão para aconchegar uma seleção de reproduções de obras de arte pintadas no muro exterior e, na disciplina de História e Cultura das Artes, lecionada pela professora Olívia Marques, trabalhos de pesquisa sobre essas mesmas obras que, assim, ficaram ao alcance dos que por ali passassem - e parassem, se quisessem aprender mais.







Na 5ªf, o momento altíssimo que envolveu, sob a batuta das professoras Carla Jorge e Teresa Ruas, com a colaboração das professoras Ana Sousa e Ana Vinhas, todos os alunos de 6º ano que foram "convidados" pelos pintores conimbricenses António Melo e Paulo Pereira, e pelo jovem refugiado da Gâmbia, Pa Mendy, que frequenta a Escola D. Dinis, a pintar com eles. Uma atividade que deixou obras de arte lindíssimas a embelezar - para sempre?... fica a sugestão... - o Átrio da Escola.






 


Igualmente nesse dia uma iniciativa do Plano Nacional das Artes, Gráficos da Cidade e das Coisas, que fazia parte da chamada "Mochila Cultural Digital PNA", com a transmissão online da estreia do espetáculo, no Teatro Viriato, da K Cena/Projeto Lusófono de Teatro Jovem, encenado por Graeme Pulleyn, a partir de Gonçalo M. Tavares, para alunos do 9.º ao 12.º anos!

E, ainda, destacar a Mostra Bibliográfica de Livros de Arte na nossa Biblioteca, em mais uma colaboração da Biblioteca Escolar com o Clube Europeu!




  

Foram dias inesquecíveis. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário