quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Mesa-Redonda sobre proteção animal

No dia 10 de janeiro, alunos e alunas dos 5º A, B e C e do 6º C assistiram, com particular interesse e entusiasmo, a uma ação de partilha de experiências no campo da proteção dos animais.

 

Assim, primeiramente ouviram Filipa Caeiro, ex-aluna da nossa Escola e atual do Curso de Direito da Universidade de Coimbra, sobre as associações em que trabalhou como voluntária e a fizeram descobrir, como sua grande paixão, a luta pela defesa jurídica dos animais. Alertou para o estado atual das leis existentes, que estão aquém do necessário quanto a penalizar maus-tratos efetuados a animais, domésticos e não só.
 

 
Seguidamente, o menino Francisco, com 9 anos, apresentou a Quinta Pedagógica e Santuário Animal que frequenta e ajuda, chamado "Projeto Riza", em Eiras. Acompanhado pela Senhora Daniela Maia, mostrou qual a rotina diária em que participa, em prol do bem-estar de animais que foram resgatados de situações difíceis.
 
 
Em terceiro lugar, falaram, em representação do Canil Municipal de Coimbra, a Drª Inês, veterinária, e a tratadora Beatriz, que explicaram sobre a missão, os objetivos e as práticas de uma instituição como um canil e um gatil, bem como as dificuldades que sentem e têm, desde logo ao nível de gastos com remédios, vacinas e alimentação.
 

Por último, a atual aluna do 10º D, Bianor Bastos, relatou a sua experiência, no 9º ano na anterior escola de Miranda do Corvo que frequentou pois, no âmbito da área de Cidadania e Desenvolvimento, ajudou, com os seus colegas, uma associação de proteção de cães e gatos da localidade, chamada "O Corvo".
Houve 45 minutos para perguntas e.... muitos braços se esticaram ao longo deles e muitas questões ficaram por responder dado que entretanto a aula acabou! 
 

 
Mas muitas outras foram respondidas. 🙂 Questões importantes, oportunas e relevantes, bem formuladas e que levaram a respostas esclarecedoras.
 

 
Estão todos de parabéns!
 
Agora, é inscreverem-se, se desejarem, no Clubeeuropeu Flores Ebsqf, criando um projeto, ou aderindo a um já existente, que faça jus ao lema que os animais nos pedem: "Sejam nossos Amigos!".
 
Seria o maior sucesso de todos, essa consequência desta atividade que tivemos tanto gosto em organizar para vós!

Sem comentários:

Enviar um comentário