Dia 7 de fevereiro de 2023.
Para alunos de 10º ano - obrigado aos professores que os acompanharam!
Em 1º lugar, Rogério Vieira Gomes, do Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras da nossa cidade, discorreu sobre a utilidade de uma disciplina como a Geografia para lecionar conteúdos sobre cidadania e direitos humanos, o que foi bem oportuno no contexto.
Seguidamente, Sofia Figueiredo apresentou a associação, em Coimbra, a que pertence - Akto -, cujo nome, escrito em esperanto (a língua universal criada no século XX como ideal de união entre todos os povos), significa agir, entrar em ação. A ação específica a que se dedicam é a de dar acolhimento a crianças e jovens, até aos 21 anos, que tenham sido sujeitos a tráfico de pessoas e dele tenham conseguido escapar. Acolher, em locais secretos, para depois reencaminhar para uma vida segura e longe dos seus algozes. Uma atividade de grande mérito e que muito tocou os presentes.
Da necessidade de Vida Independente nos falaram os seus representantes, Catarina Vitorino e João Rodrigues, acompanhados pelas suas assistentes. Expuseram de forma clara e impactante, não só a definição de deficiência e de pessoa portadora dela, mas de todo o ciclo de apoio aos seus direitos que necessitam, tendo desafiado os presentes a responder a questões - mito ou facto? - com esse universo referidas.
Sobre o fenómeno da xenofobia em Portugal, e sobre a comunidade brasileira em particular, João Roberto, em representação da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra, apresentou a sua associação e explicou os apoios que prestam a essa comunidade estudantil, incluindo quando acontecem casos de xenofobia contra ela.
Mais uma vez, os nossos agradecimentos a todos. E, mais uma vez, esperamos que alunos, grupos de alunos, turmas, se envolvam ativamente em projetos, este ano letivo, ou de apoio a estas e outras entidades ligadas à temática dos direitos humanos, ou cumprindo o lema do voluntariado ativista juvenil, do Clube Europeu deste ano, criando o seu próprio projeto.
Em prol de uma cidadania realmente ativa!
Sem comentários:
Enviar um comentário