terça-feira, 23 de abril de 2024

Understanding Europe - Sessões sobre as Eleições para o Parlamento Europeu 2024

 

                UE Eleições Europeias, porquê, para quê e para quem


 

       Nos dias 15 e 16 de abril foram realizadas sessões sobre a Uniâo Europeia, suas instituições e importância da Legislação para os diferentes Estados Membros. 
Planeadas inicialmente para serem dinamizadas por jovens do projeto Understanding Europe, da APPEJ, entre os meses de fevereiro e março, foram adiadas, por razões de incompatibilidade de calendário para o mês de abril. A impossibilidade da deslocação dos jovens "Trainers", levou a que as sessões fossem  dinamizadas pela Professora de História, Maria da Luz Santos, responsável por este projeto na Escola desde 2017, no que foi acompanhada por 4 jovens alunos, nas turmas A, B e C de 12º ano. 
    Depois da apresentação temática e sua exploração com base num powerpoint elaborado para o efeito, foram explorados pequenos vídeos retirados da página oficial EU, ilustrativos da importância das suas instituições e funções que cada uma representa, sendo analisada a questão sobre as Eleições Europeias.
Os jovens colaboradores (João Dias, Júlia Rodrigues, Marisa Ferreira e Rodrigo Capitão), todos eles com alguns conhecimentos do funcionamento das instituições  devido à participação em diversos projetos Europeus (EYP, ESC, Change Makers, Europe Calling, Lux Award e EUROSCOLA) falaram sobre a necessidade de um maior conhecimento da União Europeia, a relevância das suas instituições e programas disponibilizados. Lembraram a importância do voto e a relevância da escolha individual. 
    As turmas foram estimuladas a participar no debate, emitindo opiniões e fundamentação dos seus pontos de vista. Depois de refletir sobre alguns pressupostos sobre as Eleições, foram analisadas  conclusões relevantes em resposta à questão: Porquê votar?

-Podemos decidir coletivamente sobre o futuro da União Europeia
-Usar o voto para ajudar a mudar o mundo em que vivemos
-O Parlamento Europeu adota leis com repercussões sobre todos
-A legislação da UE abrange as prioridades da maioria das pessoas
-O voto decidirá quais serão os deputados e as deputadas ao Parlamento Europeu que o(a) representarão
-Usar o voto para dar resposta aos desafios globais que nos rodeiam
-votar é o meio para influenciar o rumo a seguir.
-Usar o voto para defender a Democracia
A Democracia não é um dado adquirido. É uma conquista coletiva
Quanto mais pessoas votarem, mais forte será a nossa DEMOCRACIA.

Estes pontos foram mote para as sessões de sensibilização que se seguirão.   



















domingo, 21 de abril de 2024

Sessão Nacional do EYP Porto 2024 - 18 a 21de abril

 

                                                     




    A 42º Sessão Nacional do European Youth Parliament realizou-se no Porto. Entre 18 e 21 de abril, aproximadamente 200 jovens, entre delegados, organizadores, chefes dos comités e membros da Direção do EYP, divertiram-se, debateram, discutiram e tomaram decisões, num clima de alegria pautado por muita responsabilidade e profissionalismo. 

    É sempre uma alegria renovada assistir à excelência dos nossos participantes. Nesta sessão, o nosso João Assunção, destacou-se pela maturidade e excelência dos seus comentários, das suas fundamentações e da responsabilidade dos seus argumentos. 

Deixamos um pequeno excerto das suas intervenções:

 


segunda-feira, 8 de abril de 2024

Receção oficial aos parceiros Franceses

 

        O nosso Intercâmbio está a correr mesmo muito bem.

        A chegada dos parceiros verificou-se já noite (pelas 22:00 horas) na sexta-feira, dia 05. O tempo foi muito curto para abraçar os amigos (a nossa deslocação a La Rochelle já foi há praticamente um ano, em maio de 2023), dormir umas horas (poucas) e partir à descoberta de Conimbriga e do complexo romano em Sicó. Foi um dia bem passado entre memórias e conversas. 

    Domingo foi dia da família em que os novos membros integraram as rotinas e, consoante o agregado familiar, tiveram mais ou menos aventuras para relembrar mais tarde. Os professores aproveitaram também para levar os colegas a conhecer a zona de praia (o passeio levou-nos è Figueira da Foz e à Serra da Boa Viagem.

    Segunda-feira foi dia de receção oficial: discurso de boas-vindas pelo Sr. Diretor, Engenheiro Lúcio Pratas; agradecimentos pelo acolhimento dos nossos parceiros, seguido de uma pequena mostra das artes musicais e de dança dos nossos alunos. Antes do almoço foi também tempo brincar aos jogos tradicionais. De tarde feita a volta de reconhecimento pela Escola e pelas instalações, visualizar um pequeno diaporama sobre a cidade e apresentar o Plano de Atividades para o resto da semana concluimos o dia com um agradável lanche convívio.

                                                    A receção em imagens:



sexta-feira, 5 de abril de 2024

3ª fase do Intercâmbio com La Rochelle

 


        


    Finalmente os nossos parceiros do Collège Fabre d' Eglantine chegaram a Coimbra.

A permanência durará uma semana, de 05 a 12 de abril. As atividades estão planificadas e os procedimentos administrativos todos formalizados. Agora é só mesmo usufruir da companhia dos amigos; mostrar as nossas maravilhas coimbrãs e arredores, e fazê-los sentirem-se em casa. 
O nosso Plano de Atividades (resumo) promete:




quarta-feira, 3 de abril de 2024

European Student Council - mais uma participação da EBSQF no encontro multinacional, em Estrasburgo

 

                                In Art Concordia




    É sempre com enorme orgulho que damos conta de projetos tão enriquecedores como é o Conselho Europeu de Estudantes. 

Os nossos jovens irão participar entre 02 a 06 de abril, em múltiplas atividades ao longo da semana. No dia 05 ocuparão a função de "Eurodeputados por um dia". Este maravilhoso projeto culminará com a Sessão Plenária no Hemiciclo do Parlamento Europeu em Estrasburgo, em que, de facto, os jovens assumiram o papel de Deputados.  

Claro que o trabalho já começou há muito tempo. As atividades têm-se desenrolado pela plataforma eTwinning em sucessivas reuniões online (nos fóruns próprios).

O grupo é constituído pela Coordenadora, Dra. Madalena Relvão, pela Dra. Margarida Figueiredo e 12 jovens delegados: 10 deputados, uma Secretária- Geral e uma jornalista, a quem cabe fazer a cobertura do evento. 

De cá levam na bagagem a responsabilidade de fazer a abertura solene dos trabalhos com dois momentos musicais: Pedro Borges ao piano e Leonor Simões à Guitarra.