terça-feira, 23 de abril de 2024

Understanding Europe - Sessões sobre as Eleições para o Parlamento Europeu 2024

 

                UE Eleições Europeias, porquê, para quê e para quem


 

       Nos dias 15 e 16 de abril foram realizadas sessões sobre a Uniâo Europeia, suas instituições e importância da Legislação para os diferentes Estados Membros. 
Planeadas inicialmente para serem dinamizadas por jovens do projeto Understanding Europe, da APPEJ, entre os meses de fevereiro e março, foram adiadas, por razões de incompatibilidade de calendário para o mês de abril. A impossibilidade da deslocação dos jovens "Trainers", levou a que as sessões fossem  dinamizadas pela Professora de História, Maria da Luz Santos, responsável por este projeto na Escola desde 2017, no que foi acompanhada por 4 jovens alunos, nas turmas A, B e C de 12º ano. 
    Depois da apresentação temática e sua exploração com base num powerpoint elaborado para o efeito, foram explorados pequenos vídeos retirados da página oficial EU, ilustrativos da importância das suas instituições e funções que cada uma representa, sendo analisada a questão sobre as Eleições Europeias.
Os jovens colaboradores (João Dias, Júlia Rodrigues, Marisa Ferreira e Rodrigo Capitão), todos eles com alguns conhecimentos do funcionamento das instituições  devido à participação em diversos projetos Europeus (EYP, ESC, Change Makers, Europe Calling, Lux Award e EUROSCOLA) falaram sobre a necessidade de um maior conhecimento da União Europeia, a relevância das suas instituições e programas disponibilizados. Lembraram a importância do voto e a relevância da escolha individual. 
    As turmas foram estimuladas a participar no debate, emitindo opiniões e fundamentação dos seus pontos de vista. Depois de refletir sobre alguns pressupostos sobre as Eleições, foram analisadas  conclusões relevantes em resposta à questão: Porquê votar?

-Podemos decidir coletivamente sobre o futuro da União Europeia
-Usar o voto para ajudar a mudar o mundo em que vivemos
-O Parlamento Europeu adota leis com repercussões sobre todos
-A legislação da UE abrange as prioridades da maioria das pessoas
-O voto decidirá quais serão os deputados e as deputadas ao Parlamento Europeu que o(a) representarão
-Usar o voto para dar resposta aos desafios globais que nos rodeiam
-votar é o meio para influenciar o rumo a seguir.
-Usar o voto para defender a Democracia
A Democracia não é um dado adquirido. É uma conquista coletiva
Quanto mais pessoas votarem, mais forte será a nossa DEMOCRACIA.

Estes pontos foram mote para as sessões de sensibilização que se seguirão.   



















Sem comentários:

Enviar um comentário