terça-feira, 9 de maio de 2023

DIA DA EUROPA - Mesa-Redonda sobre racismo e xenofobia

"Juventude - Futuro da Europa".
 
Tema oportuno para celebrar o DIA DA EUROPA, dia 9 de maio, dados os imensos problemas de racismo e de xenofobia a que o Velho Continente assiste, como alimento da extrema-direita europeia e a consequente necessidade de voluntariado e ativismo para os combater.
 Após uma apresentação geral sobre o tema a cargo da moderadora professora Anabela Moutinho, tivemos a grata presença de José João Lucas, professor aposentado que costuma colaborar com o SOS Racismo e, em sua representação, deu uma breve mas interessante lição sobre as raízes do racismo em relação a pessoas negras, que se prendem com os 400 anos em que Portugal se dedicou ao tráfico de escravos negros retirados de África e enviados para as Américas. Uma página trágica e triste da nossa História que muito explica e que devemos assumir e ultrapassar na nossa relação com os nossos irmãos negros.
 



Também de irmãos se fala quando nos referimos aos brasileiros, que sempre nos acolheram quando para o Brasil emigrámos, mas que quantas vezes sofrem a nossa discriminação e xenofobia quando são imigrantes cá. Ana Paula Costa, do projeto MigraMyths da Casa do Brasil, em Lisboa, entrou na nossa conversa via zoom, e de forma muito bem estruturada e clara desmontou vários dos preconceitos e ideias falsas, e quantas vezes mentirosas, que são propaladas sobre os migrantes.
 
 
Por último, Maria João Pais, Presidente da Associação Cigana de Coimbra, abordou o tema do racismo e da discriminação quanto à sua comunidade, portuguesa desde há 500 anos, nossos irmãos também, tentando esclarecer alguns dos aspetos mais controversos que a ela dizem respeito (quantas vezes por desconhecimento ou desinformação). Ficou a vontade de se abordar este tópico com mais tempo e profundidade noutras ocasiões.
 
 
Houve tempo para algumas pertinentes perguntas por parte da assistência, mas não para todas que com certeza assolavam os espíritos.
 
Quem sabe numa próxima?!
 
A todos o nosso muito obrigado.

Esperamos que os alunos de 11º ano a quem se dirigiu esta atividade adiram a projetos já existentes e/ou criem ou desenvolvam o seu próprio projeto, ainda no decurso deste ano letivo!
 
 
A CELEBRAÇÃO DESTE DIA DA EUROPA TAMBÉM FOI SINALIZADA 
POR UMA EXPOSIÇÃO DOCUMENTAL NO ÁTRIO DA ESCOLA.

Sem comentários:

Enviar um comentário