sábado, 20 de maio de 2023

Intercâmbio EBSQF (8ºs A e B) Collège Fabre d’ Eglantine (cinquième, quatrième e troisième de Portugais) - 09 a 16 de maio

  

    O Intercâmbio Bilateral – Coimbra – La Rochelle, que decorreu entre os dias 09 e 16 de maio, é o resultado de um acordo firmado entre as duas escolas em 2017, na sequência do trabalho desenvolvido, no mesmo âmbito, com os Liceus: Nicolas Brémontier e François Mauriac de Bordeaux, em França, nos anos de 2015- 2016 e 2016-2017, respetivamente. 
    A continuidade daquela parceria resultou do conhecimento travado com o professor Nuno Paiva Santos, à época estagiário em Bordeaux, e da sua vontade em levar para La Rochelle o nosso projeto, cujos objetivos considerou de grande mais valia, para a valorização da Língua Portuguesa nesta cidade, onde existe uma comunidade bastante relevante de origem portuguesa.   
    Em 2021- 2022, começaram os alunos de Francês, da Turma B do sétimo ano, a fazer os primeiros contactos, por escrito, com correspondentes de La Rochelle. No primeiro período de 2022- 2023 fizeram-se as primeiras apresentações, por via digital e preparou-se o processo para concretizar a deslocação a França. Por razões variadas, mas devido, sobretudo, ao interesse das meninas da turma A (de Dança), o grupo ficou composto por 13 alunos de Música e 9 alunas de Dança.
    Foi este grupo que, acompanhado pelas professoras responsáveis do projeto, Lurdes Falcão e Maria da Luz Santos, e o Diretor de Turma do 8º A, se deslocou a La Rochelle, para a concretização da 2ª Fase deste intercâmbio. 
    Durante sete dias, os parceiros (portugueses e franceses) estreitaram a sua relação e descobriram múltiplos segredos e mistérios, a par das belezas do património  natural, cultural e artístico de La Rochelle. 
    Foi uma viagem e tanto, por terras francesas. Deixamos aqui algumas imagens:



























Sem comentários:

Enviar um comentário